Proteção dos menores: bispos enviam carta de apoio ao Papa Francisco

texto e foto: Rui Saraiva

Durante o Simpósio do Clero que está a decorrer em Fátima os bispos de Portugal tornaram pública uma carta que foi enviada a Francisco na qual agradecem a “corajosa Carta ao Povo de Deus” publicada pelo Santo Padre em agosto “sobre o drama do abuso de menores por parte de membros responsáveis da Igreja”.

Nesta carta os bispos afirmam partilhar “o sofrimento do Santo Padre e de toda a Igreja” e propõem-se “seguir as orientações” do Papa “para erradicar as causas” da “chaga” dos abusos a menores por parte de membros da Igreja, declarando empenharem-se “em incrementar uma cultura de prevenção e proteção dos menores e vulneráveis” nas comunidades em Portugal.

O episcopado português afirma que “perante tentativas de pôr em causa a credibilidade” do ministério do Papa, declaram a sua “fraterna proximidade” e “apoio” ao Santo Padre.

“Neste Santuário de Nossa Senhora de Fátima, onde todos os dias se reza pelo Santo Padre, pedimos a intercessão da Mãe da Igreja para que Deus fortaleça Vossa Santidade na incansável missão de animar, orientar e renovar a Igreja com a “alegria do Evangelho” – escrevem os bispos de Portugal no final desta carta enviada ao Papa Francisco.

A carta dos bispos de Portugal ao Papa foi lida no Simpósio do Clero por D. António Augusto Azevedo, bispo auxiliar do Porto e Presidente da Comissão Episcopal Vocações e Ministérios.

Na primeira sessão deste Simpósio do Clero foi orador o Cardeal Beniamino Stella, prefeito da Congregação para o Clero que, segundo a Agência Ecclesia, defendeu uma ação “ampla e constante” para prevenir a “chaga” dos abusos sexuais e assegurar a proteção dos menores”.

“Certamente, as recentes situações emersas nas manchetes jornalísticas trazem à tona situações dolorosas, que dizem respeito aos sacerdotes e recaem duramente sobre a vida da Igreja” – assinala Cardeal Stella, numa declaração escrita que foi distribuída aos jornalistas.

Recordemos que o Simpósio do Clero que decorre em Fátima de 3 a 6 deste mês de setembro tem como tema “O Padre: ministro e testemunha da alegria do Evangelho”.