Irmandade dos Clérigos entrega donativo à Faculdade de Medicina do Porto

Na segunda-feira, dia 30 de julho, na Sala do Conselho Científico da Direção da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), teve lugar a assinatura de um Protocolo de Colaboração entre a Irmandade dos Clérigos (IC) e a FMUP.

Segundo nota enviada à redação da VP, “o Protocolo assinado pelos dirigentes de ambas as instituições, padre Américo Aguiar e Prof. Doutora Maria Amélia Ferreira, tem em vista o apoio financeiro no valor de doze mil euros, por parte da IC, para o apoio à implementação do Programa de Desenvolvimento de Exames Clínicos Objetivos Estruturados, que permitirá a criação de padrões reconhecidamente inovadores na avaliação dos futuros profissionais de saúde”.

Pode-se ler ainda no comunicado que “este protocolo, define que a parceria envolve o desenvolvimento e implementação de OSCEs (Objective Structured Clinical Examinations) no programa de avaliação da área clínica do Ciclo de Estudos Integrado do Mestrado em Medicina, com implementação de provas piloto no decurso do ano letivo de 2017/2018 e implementação do OSCE inaugural no primeiro semestre do ano letivo de 2018/2019”.

Na ocasião, o padre Américo Aguiar, Presidente da Irmandade dos Clérigos, sublinhou ser este “mais um dia que se reveste de enorme importância para a Irmandade dos Clérigos. Participarmos, desde o primeiro dia, neste projeto e contribuirmos assim com o nosso apoio para a introdução de novos mecanismos de avaliação dos futuros médicos do nosso país” – afirmou o Presidente da Irmandade dos Clérigos.

Estiveram presentes, nesta Assinatura de Protocolo, o Subdiretor da FMUP, Prof. Doutor Nuno Montenegro, do Diretor do Departamento de Medicina da FMUP, o Prof. Doutor. Francisco Rocha Gonçalves, do Diretor do Serviço de Humanização do CHSJ, o Prof. Doutor Filipe Almeida e a Prof. Doutora Laura Ribeiro, docente de Humanidades em Medicina na FMUP.