
Concertos em Custóias, Padrão da Légua e Seminário do Padre Dehon. Os grupos corais litúrgicos de Santa Cecília, de Custóias, coral do Padrão da Légua, o coral de S. Pedro do Araújo, o coro litúrgico Stella Maris e o grupo coral do seminário P. Dehon, com o Grupo de Metais da Orquestra Ligeira da Banda de Música de Moreira da Maia, apresentaram um concerto nos dias 19, 20 e 21 de julho respetivamente no seminário do Padre Dehon (Fânzeres, Gondomar), na igreja paroquial de Custóias e na igreja paroquial do Padrão da Légua.
Sob a direção de Emanuel Pacheco, este conjunto de coros reunidos apresentaram o mesmo programa de especial sentido e solenidade: um hino de exaltação e louvor, que louva Javé como Rei (“Levantai, ó portas os Vos
sos umbrais”), de Ferreira dos Santos, e o Hino por excelência da louvor e ação de graças, da liturgia da horas nos dias mais solenes e proclamado em circunstâncias de especial ação de graças: o Te Deum, de Eugénio Amorim.
De reconhecer e salientar o trabalho de preparação e de entrosamentos dos coros, a ligação com o conjunto instrumental e o entusiasmo vivenciado pelos intérpretes.
Realce também para o trabalho de dinamização, elaboração e orientação de Ricardo Fernandes, do coro de Santa Cecília de Custóias, que organizou o conjunto. Particularmente solene, um pouco como encerramento, foi o concerto na igreja do Padrão da Légua, espaço que pela sua amplidão permitiu uma especial sonoridade e solenidade do conjunto.
Foi sobretudo uma manifestação do profundo sentido de busca de uma música litúrgica de cuidadosa elaboração e reconhecida qualidade, que pode servir de modelo e estímulo para uma participação mais ativa e dinâmica dos grupos corais como agentes privilegiados da ação celebrativa, quer na eucaristias quer cem outras ações de especial solenidade, de exaltação e louvor