Decorreu no dia 15 de Julho, terceiro domingo do mês, a festa do Divino Salvador, padroeiro da cidade e do concelho de Paredes. Como preparação espiritual a paróquia de Castelões de Cepeda promoveu um tríduo, entre quarta e sexta feira. Num primeiro momento, a escola de Música da catequese apresentou alguns temas em guitarra, piano e órgão, onde os alunos mostraram os seus talentos e deliciaram os presentes. O segundo momento foi dedicado à família, onde pais e filhos da catequese apresentaram um variado programa de karaoke. E finalmente na conclusão rezou-se o terço com meditações dos mistérios a partir da última Exortação Apostólica do papa Francisco, onde foram escolhidas as 5 características da santidade: paciência, alegria, ousadia, comunidade e oração.
A nível vicarial, este ano e pela primeira vez, houve um encontro de coros que envolveu 18 paróquias e permitiu uma proximidade, partilha e convívio entre aqueles que animam as celebrações eucarísticas. Iniciativa a repetir era o desejo formulado pelos participantes.
No domingo, dois momentos de referência, a Eucaristia às 12h presidida pelo sr. Bispo do Porto, D. Manuel Linda, que apelou à alegria, palavra que se destaca na porta principal da Igreja, fazia 90 dias da sua entrada solene na Diocese. Recordou a necessidade da colaboração de todos em fazer o bem, não só na igreja, mas também na sociedade, tantas vezes em pequenos gestos que a todos beneficiam, porque Salvador é para todos. No final deu os parabéns pela beleza da decoração floral da igreja e dos andores da totalidade das paróquias da vigararia.
À tarde, às 18h, a majestosa procissão, com os andores dos 24 padroeiros do concelho de Paredes e mais 9 da paróquia anfitriã. Não faltaram as cruzes paroquiais, os estandartes, os acólitos e os figurantes, este ano sob o lema “Movidos pelo Amor que se entrega na cruz”. Como fundo sonoro, podia-se ouvir nas colunas espalhadas pelo percurso um texto/catequese/informação sobre os vários quadros que agrupavam as imagens dos santos e que apelam diariamente a uma imitação. Verdadeiro momento de igreja, comunhão e harmonia vicarial.
Todos estes momentos foram transmitidos em directo, via internet, para que muitos que já estão distantes das suas familias e das suas terras, pudessem sentir de perto as suas comunidades cristãs.
(Inf: paróquia de Castelões de Cepeda)