
A propósito das primeiras ordenações de presbíteros do Seminário Diocesano Redemptoris Mater, o bispo do Porto, D. Manuel Linda, fez publicar a seguinte nota que aqui divulgamos:
“O nosso Seminário Redemptoris Mater produziu «os primeiros frutos da seara». É para isso que ele existe. E o que poderia ser uma não-notícia, devido ao contexto e significado profundo, reveste-se de verdadeira importância.
Primeiro, porque os ordenados, geograficamente, vêm de longe: passaremos a contar, entre o nosso clero e entre os formados na nossa Diocese, com sacerdotes provenientes de outros continentes, cor da pele, culturas e mentalidades.
Depois, porque se filiam numa específica espiritualidade. E isso não dará pretexto para a desunião, mas representa uma enorme riqueza, como acentuou o Papa Bento XVI em Fátima, no encontro com o clero.
Finalmente, o seu processo formativo pode ajudar-nos a encontrar uma nova forma de seleção das vocações e mesmo um outro modelo de funcionamento dos nossos Seminários «maiores» que, há quatrocentos anos, desde Trento, seguem sempre o mesmo esquema.
Tudo isto são boas notícias para um mundo e um tempo que mudou muito e que, habitualmente, designamos como «globalização».”