Capuchinhos celebram 60 anos da sua presença em Gondomar

No próximo dia 21 de Julho irá realizar-se a Festa da Comunidade de Nossa Senhora Mãe dos Homens, na Fraternidade dos Capuchinhos de Gondomar. Nesta festa, celebram-se os 60 anos de presença dos irmãos capuchinhos em Gondomar, que em 1958 se estabeleceram na Casa-Solar da antiga Quinta da Bouça-Cova (do séc. XVIII-XIX), comprada e adaptada para nela se instalar o Seminário Menor.

Após a conclusão das obras de adaptação necessárias para o funcionamento do seminário chegaram, em Outubro desse ano, 87 seminaristas. Estava fundada a fraternidade dos Capuchinhos de Gondomar, que é hoje uma comunidade ativa, com diferentes valências que servem a população de Gondomar.

Celebram-se igualmente os 50 anos de Sacerdócio de Frei António Pojeira e de Frei Acílio Mendes, ambos franciscanos capuchinhos que exercem o seu ministério, atualmente, em Gondomar.

Estes dois irmãos, unidos no amor a Cristo e a São Francisco de Assis, partilham uma paixão imensa pela música, sendo o Frei António Pojeira fundador de diversos grupos corais e o Frei Acílio Mendes um compositor aclamado, com diversas obras discográficas editadas e cânticos da sua autoria conhecidos por toda a parte.

O espírito franciscano de entrega ao outro é uma profunda característica destes dois sacerdotes que se entregaram à missão com total abnegação. Frei Acílio Mendes, que foi Ministro Provincial entre 2002 e 2008, lançou a primeira pedra para a Missão Capuchinha em Timor Leste, onde Frei António Pojeira foi colocado para servir os irmãos entre 2009 e 2017.

Acualmente, o Frei António Pojeira é o Guardião da Casa e da Fraternidade dos Capuchinhos de Gondomar, assumindo a função se Superior da Fraternidade que festeja os 60 anos de missão neste concelho.