Encontra-se patente no Palácio da Ajuda, em Lisboa, uma exposição inédita sobre o património das catedrais do país, com 110 peças, muitas delas tesouros nacionais, a qual constitui um convite aos visitantes para conhecerem este “património único”.
A exposição tem por título “Na Rota das Catedrais – Construções (d)e Identidades”, e estará disponível para o público até ao dia 30 de setembro de 2018, na Galeria D. Luís daquele Palácio Nacional. A exposição é uma iniciativa da DireçãoGeral do Património Cultural (DGPC), sob a orientação de Paula Araújo Silva e do Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja, sob a orientação de Sandra Costa Saldanha, entidades que assinaram em 2009 um acordo de cooperação para desenvolvimento do projeto ‘Rota das Catedrais’.
A iniciativa abrange todo o território português, e envolve parceiros locais, regionais e nacionais – através dos cabidos, paróquias e direções regionais de Cultura – a par de outras entidades, que, ao longo dos anos, levaram a diversas ações de valorização do património envolvido.
Os objetos expostos vão do mobiliário à ourivesaria, passando pela pintura, matéria têxtil, escultura, peças ligadas à prática litúrgica, livros antigos e partituras musicais. Segundo a DGPC, a exposição está “dotada com as melhores condições de acolhimento e estrategicamente situada no eixo Belém-Ajuda, um dos mais percorridos itinerários culturais de Lisboa”.