Jornadas Catequéticas vividas na alegria do encontro com Jesus Cristo

No passado sábado dia 7 de julho decorreram na Casa Diocesana de Vilar as Jornadas Catequéticas organizadas pelo Secretariado Diocesano da Educação Cristã (SDEC-Porto) no Porto. Uma ação de formação destinada a catequistas e outros educadores. Segundo a organização, estas Jornadas Catequéticas tiveram o objetivo de proporcionar “um espaço de reflexão/ formação” a partir da carta pastoral dos bispos portugueses ‘Catequese: a alegria do encontro com Jesus Cristo’.

D. Manuel Linda, bispo do Porto, esteve presente no início dos trabalhos e nas palavras que dirigiu a todos os presentes declarou o seu agradecimento e a sua alegria por encontrar tantos catequistas e educadores, salientando que “representam a preocupação de levar ao conhecimento de todos a alegria que sentimos de conhecer Jesus Cristo”.

O bispo do Porto apontou ainda três notas concretas:

em primeiro lugar assinalou que “fazemos o que fazemos porque acreditamos em Jesus Cristo, porque sabemos que ele é o único Salvador”. Frisou a importância do trabalho e do testemunho dos catequistas na transmissão da Fé como “referenciais da vida em Igreja”;

em segundo lugar sublinhou que é importante estar atento à mudança dos tempos. Disse que “não é ao nível dos conteúdos que importa darmos conta da mudança, mas ao nível da pessoa que temos à nossa frente” – afirmou D. Manuel Linda recordando a necessidade da formação contínua;

em terceiro lugar, o bispo do Porto recordou o Plano Pastoral da Diocese para o ano 2018/2019 e a sua dinâmica de Missão, subordinado ao tema: “Todos Discípulos Missionários”. Assinalou a necessidade de ser feito pelos catequistas um acompanhamento das famílias que, porventura, não têm os filhos na catequese ou desistem de continuar.

Foram itinerários formativos destas Jornadas Catequéticas temas como estes que aqui apontamos: ‘Uma catequese ao serviço do encontro com Jesus Cristo: do ensino à iniciação’; ‘Iconografia Cristã: Viver e anunciar a Boa Nova de Jesus através da Arte’; “Convocar |provocar o desejo do Encontro”: fazer ecoar o primeiro anúncio’ ou ‘Desenvolver métodos de planificação: itinerário segundo a leitura orante da Palavra’.