Iniciou funções o novo Reitor da Universidade do Porto

A Universidade do Porto tem novo Reitor e uma nova Equipa Reitoral, que tomou posse em 27 de junho, no Salão Nobre da Reitoria. A primeira intervenção esteve a cargo de Miguel Cadilhe, Presidente do Conselho de Curadores da U.Porto, que exaltou a ação do Reitor cessante, Sebastião Feyo de Azevedo, pela sua ação e dedicação.
O Presidente do Conselho Geral, Artur Santos Silva, felicitou a Universidade pela ação realizada, e pela correção e dignidade na eleição do novo Reitor, a quem deu posse, segundo o ritual académico.

O Reitor empossado, António Sousa Pereira, por sua vez conferiu posse aos Vice-Reitores e Pró-Reitores que passam a constituir a Equipa Reitoral durante os próximos quatro anos de mandato. O Reitor ficará responsável pela coordenação geral, representação institucional e estudos estratégicos; Maria de Lurdes Correia Fernandes assumirá as pastas da “Formação, Organização Académica e Relações Internacionais”, António Silva Cardoso, assume o pelouro do “Património Edificado e Desenvolvimento Sustentável”, Fátima Vieira terá a pasta da “Cultura”, Fernando Silva a “Gestão de Informação, Tecnologias Educativas, Helder Vasconcelos, as “Relações com Empresas, Inovação e Empreendedorismo”, Pedro Rodrigues, a “Investigação, Inovação [e Internacionalização”. Os Pró-Reitores: Joana Carvalho, responsável pela área de “Desporto e Qualidade de Vida”, João Veloso, a “Promoção da Língua Portuguesa” e a “Inovação Pedagógica”, José Castro Lopes, serviços de “Apoio Social aos Estudantes” e Manuel Eduardo Correia, a coordenação da UPdigital.

No discurso de início de mandato, o Reitor traçou o plano e as dimensões que pretende conferir à sua ação, salientando o respeito pelas diversas instituições Universidade e o espírito de colaboração entre todas. Referiu algumas das dificuldades a enfrentar, designadamente a questão do financiamento da Universidade e a superação das limitações orçamentais, afirmando o rigor que pretende colocar na gestão dos recursos, bem como a abertura da Universidade a estudantes de outros países, fomentado a internacionalização e intercâmbio com outras instituições da cidade, do país e de outras universidades. Salientou ainda a dimensão social e cultural que deve desempenhar na sociedade.

De salientar nos momentos musicais a presença de duas composições sacras: o Aleluia de Mozart e o Glória de Vivaldi. Que o Espírito lhe seja propício.