
No Ano Europeu do Património Cultural, o Mosteiro de Leça do Balio abriu as suas portas à comunidade e pretende promover a visita ao maior número de pessoas. Por isso, a empresa “Lionesa” disponibiliza um autocarro gratuito, partindo da estação da Trindade, no Porto, com destino ao Mosteiro, envolvendo uma vertente cultural, com viagens que recriam parte dos Caminhos de Santiago.
O autocarro pode ser utilizado por visitantes do Mosteiro, por profissionais que trabalham na Lionesa, população vizinha e público em geral, e estará disponível em seis horários a partir da estação da Trindade com passagem pelo Mosteiro de Leça do Balio e término no centro empresarial “Lionesa”. O projeto Mosteiro de Leça do Balio apresenta
uma primeira exposição intitulada “Monasterium km234”, alusiva aos Caminhos de Santiago com a tónica no Caminho Português da costa, que tem este Mosteiro com o ponto de passagem.
O projeto contempla ainda a colocação de uma escultura de Álvaro Siza Vieira nos Jardins do Mosteiro de Leça do Balio, cuja arquitetura estará a cargo de Sidónio Pardal e do próprio Siza Vieira, no primeiro trabalho que os dois ilustres artistas nacionais farão em conjunto.
“Pretendemos promover a visita ao Mosteiro de Leça do Balio e dar a conhecer toda a envolvência deste património. Este espaço pretende ser um polo de cultura, lazer e peregrinação, uma vez que se trata de um local de passagem histórico, usado por muitos peregrinos.”, afirma
Pedro Pinto, administrador da Lionesa.
Este transporte pretende também servir os trabalhadores da Lionesa e a comunidade vizinha poderá usufruir deste autocarro para a sua rotina diária.
(Inf. Ana Mendes, wgc)