Acontece…

Concerto no 23º Aniversário do Grande Órgão de Tubos da Igreja da Lapa

Sábado, 7 de Julho às 21.30h

Igreja da Lapa – Porto

Neste concerto, serão executadas obras de Bach, Leos Janacek, Johann Pachelbel, Max Reger e improvisações.  Será organista Martin Sturm (Alemanha).

Confraria do Corpo Santo de Massarelos visita Mosteiro de Arouca e recorda 600 anos de história

Confraria do Corpo Santo de Massarelos promove uma visita guiada ao Mosteiro e Museu de Santa Maria de Arouca, no sábado 14 de julho. O Mosteiro de Arouca, fundado pela Beata Mafalda em meados do séc. XIII, constitui atualmente um belo exemplar da arquitetura barroca, construído nos séculos XVII e XVIII, tendo sido objeto de obras de conservação e alteração, que definiram o seu aspeto atual. A igreja foi construída entre 1704/1730, possuindo bela talha dourada e numerosas imagens de figuras ligadas à ordem de Cister. Além da igreja, destacam-se o Coro das Freiras, os Claustros, o Refeitório e a Cozinha.
No Museu de Arte sacra existente no Mosteiro, um dos melhores do género em toda a Península Ibérica, podem ser contemplados objetos de culto, paramentos, peças de mobiliário, manuscritos, para além de peças de escultura, pintura, tapeçaria e ourivesaria.

O programa da visita é o seguinte: 14h, concentração no Largo do Adro da Igreja do Corpo Santo de Massarelos; Viagem em autocarro até Arouca; Visita ao Mosteiro e Museu; Regresso ao Porto após a visita, cerca das 19h. O custo de inscrição nesta iniciativa é de 15 euros por pessoa, e inclui viagem em autocarro e visita guiada.

Após duas representações que se realizaram em 2016, com assinalável êxito, no Salão Nobre da Alfândega do Porto, a Confraria do Corpo Santo de Massarelos apresenta de novo o espetáculo «Confraria do Corpo Santo de Massarelos + de 600 anos de História». Este espetáculo realizar-se-á no auditório da paróquia de S. Mamede Infesta, no sábado 21 de julho,  às 21h30. Nele se revisitam os principais momentos históricos da Confraria. A narração estará mais uma vez a cargo do Professor Joel Cleto, que irá conduzir o público através de uma viagem histórica, desde a fundação, em 1394, até à atualidade.

Durante essa “viagem” o Grupo de Teatro Cena Jovem apresentará  quadros cénicos que representam os principais momentos históricos desta Confraria. A narração Intercala apontamentos de música medieval, pelos “Hai-Luz Cantigas de Santa Maria”, uma das bandas residentes da
“Viagem Medieval de Santa Maria da Feira”.

Os bilhetes para este espetáculo terão o custo de 5 EUROS por pessoa, e são limitados à lotação da sala. Inscrições, que são limitadas, fazem-se  por correio eletrónico para geral@confrariacorposantomassarelos.pt. Inf: 93 570 05 05

Capela de Fradelos (Porto) celebra padroeira

Na capela de Fradelos celebra-se no domingo 8 de julho a festa da sua padroeira, Nossa Senhora da Boa Hora. Às 11 horas, o Padre Agostinho Pedroso, pároco de Santo Ildefonso e responsável daquela capela do centro do Porto, presidirá à celebração eucarística, com a participação do Coro da paróquia de Santo Ildefonso.