Faith’s Night Out trouxe ao Porto mensagens de fé e esperança

Rui Saraiva

As Equipas de Jovens de Nossa Senhora, promotoras do Faith’s Night Out (FNO), após 5 edições em Lisboa, trouxeram este evento para o Porto. No sábado, dia 30 de junho, pelas 18 horas, no Auditório Ilídio Pinho da Universidade Católica no Porto, viveram-se momentos de partilha dos valores vividos na realidade concreta dos oradores. Testemunhos que abordaram a esperança que Cristo é em âmbitos tão variados, como por exemplo, o voluntariado, a ciência, as empresas, a vida familiar, a medicina ou a vida religiosa e sacerdotal.

Foram apresentadas 12 conferências de 7 minutos cada uma. De forma sucinta, clara e objetiva todos os oradores conseguiram sintetizar o seu testemunho de vida, abrindo o seu coração e afirmando a sua fé.

Os oradores e temas foram os seguintes: António Maia Gonçalves: “Enquanto há vida há esperança”; Rita Cortez: “Cristãos com esperança, mesmo quando tudo parece perdido”; Bernardo Janson: “Deus sonha e transforma o mundo”; Marta e João Toscano: “Responder ao sofrimento com a delicadeza do amor”; Pedro Rocha e Melo: “A esperança é profitable”; Isabel Jonet: “A esperança abre novos horizontes”; António e Luís Damásio: “É possível ser santo todos os dias?”; Carmo Amaral: “O fruto do amor é o serviço”; Luís Lencastre: “Um cristão é um missionário da esperança”; João Paiva: “Ciência e Fé”; Ana Rita Bessa: “Não há política sem esperança”; Padre José Azevedo: “Sede alegres na esperança”.

O Faith’s Night Out surgiu em 2013 em Lisboa, inspirado nas famosas TedTalks, com o objetivo de transmitir experiências de Fé de uma forma simples e cativante. Em apenas 7 minutos, 12 talks prendem a atenção através de conferências simples e diretas, com o objetivo de passar uma mensagem sobre a Fé explicando como é possível cultivar a esperança cristã na vida de cada um. São comunicações que interpelam e deixam uma semente de esperança para quem as ouve.

Nesta edição do FNO 2018 no Porto, destaque especial para um momento musical durante o qual foi transmitido uma pequena apresentação de texto e imagens sobre D. António Francisco dos Santos. Frases e imagens que comoveram o auditório e recordaram o enorme testemunho cristão que foi a vida de D. António Francisco. Recorde-se que o falecido bispo do Porto foi um grande impulsionador do lançamento deste evento no Porto.

Ainda neste ano de 2018 o FNO salta as fronteiras de Portugal e vai ter a sua primeira edição brasileira. Será em S. Paulo, no Brasil, no mês de outubro.