
A LOC/MTC – Liga Operária Católica / Movimento de Trabalhadores Cristãos promoveu, na Paróquia de Leça do Balio, Diocese do Porto, no dia 10 de Junho de 2018, um Encontro Nacional, com o objetivo de partilhar, num ambiente familiar e solidário, a vivência da LOC/ MTC e as suas angústias e esperanças, procurando identificar a presença de Deus no meio das contradições do mundo laboral de hoje, e de estimular o compromisso de participação mais ativa dos trabalhadores cristãos nas organizações da sociedade e na democratização das instituições públicas e privadas, na busca de uma Sociedade mais justa e fraterna.
Analisou “a grave situação que se vive no mundo laboral”, a sua influência nas famílias e também o esforço na humanização do ambiente de trabalho, proximidade para com os trabalhadores, empenho na sua formação, preocupação com a sua saúde. Mas nota que “a economia está focada no lucro e não nas pessoas trabalhadoras”.
Por isso conclui que é necessário e urgente “Humanizar e Evangelizar o Mundo do Trabalho” (Lema do Congresso da LOC/MTC para estes três anos). Na declaração final, apelam à construção da democracia, participação nas diversas coletividades, e ao valor da cultura. Propõem a valorização do associativismo em geral, e do sindicalismo em particular.
Afirmam: “ vamos prosseguir com audácia, humildade e persistência, à maneira de fermento na massa (Mt 13,33), enfrentando medos e incertezas, na busca de uma vida melhor para todos, porque sonhamos um mundo onde todos tenham lugar e dignidade, vida em abundância (Jo 10,10)”, bem como a vontade de continuar a participar na vida pública com sentido de missão: em comissões de utentes, sindicatos e demais organizações de trabalhadores, associações culturais e desportivas, autarquias locais, partidos”.
Saúdam “os avanços nas novas tecnologias”, o Papa Francisco, que “está a fazer do trabalho um pilar do seu Pontificado”, e apelam a que “todos os cidadãos de boa vontade se comprometam também nesta transformação, porque outra sociedade é possível”.