Convento de Francos no Porto como Centro de Espiritualidade e Cultura

O Projeto da Associação de Fiéis do Coração Imaculado de Maria – associação sem fins lucrativos, instituída canonicamente pelo Bispo do Porto, D. António Francisco dos Santos, de saudosa e grata memória – é a reabilitação das instalações do Convento de Francos, na Rua da Travagem, que até agora se encontrava abandonado e em estado de degradação.

Prende-se principalmente, a criação de um Centro de Acolhimento, Espiritualidade e Cultura, aberto a todos e faz falta à cidade. Num tempo em que tanto se sente a fome de acolhimento e recolhimento, de espiritualidade, de paz e de expressões de cultura saudáveis e acessíveis, o Centro será também uma presença efetiva junto da comunidade local, mantendo os traços profundos da espiritualidade e da pobreza evangélica, tão próprias da Igreja e tão queridas do nosso saudoso Bispo, podendo aliar uma oferta de alojamento simples e acolhedor, desenvolvendo os valores da vida saudável, de partilha e entre -ajuda, mantendo os sinais de simplicidade e fraternidade.

Um pedido, assinado por P. Fernando Rosas de Magalhães e Teresa Alte da Veiga, manifesta: “É intenção da Associação, em homenagem ao Senhor D. António Francisco, poder apresentar, no dia 11 de setembro – 1º. aniversário da sua partida para o Pai – o Centro de Espiritualidade e Cultura de Francos”. Para isso, precisa urgentemente de começar por reconstruir o telhado que se encontra bastante degradado, lançando uma campanha que se “reveste de um significado mais forte: Maria, a Senhora do silêncio, guardava tudo no seu coração!”

Encontra-se a decorrer, com o apoio dos CTT, uma campanha de angariação de fundos através da aquisição de um marcador, que poderá ser encontrado nas lojas CTT em todo o País. O poema, inspirado em São João da Cruz serve-se da famosa música de Paul Simon e Art Garfunkel “The Sound Of Silence”, gravado pelo Marialis Grupo Coral. O marcador tem o texto e a reprodução de um dos anjos que permanecem a ladear Nossa Senhora por cima do altar da capela do convento (obra de José Luís Brandão de Carvalho).