Clero de Trofa/Vila do Conde realiza passeio

No dia 12 de Junho realizou-se o habitual convívio anual do clero da vigararia de Trofa/Vila do Conde. Às 9 horas saía de Árvore o autocarro com os sacerdotes de Vila do Conde. Meia hora depois, junto da igreja nova da Trofa, associavam-se ao grupo D. Pio Alves e os restantes membros do clero. Ao todo, além do Bispo Auxiliar daquela região pastoral da diocese, reuniram-se 13 padres e 1 diácono.

A primeira paragem foi em Resende, onde os membros da comitiva aproveitaram para se deliciarem com a tão apetitosa iguaria daquela localidade nesta altura do ano. Depois de uma longa viagem por uma estrada íngreme e muito estreita, o grupo chegava à Gralheira.

Terminado o almoço-convívio, a viagem prosseguiu rumo ao Santuário da Senhora dos Remédios, em Lamego. Ali chegados, os membros do clero tinham à sua espera o Bispo da diocese, D. António Couto. Findo o dia, o vigário de Trofa/Vila do Conde exclamava: “Quando a companhia é agradável, o repasto abundante e esmerado, a paisagem (humana e física) inspiradora, estão reunidas as condições para uma “jornada gloriosa”. Foi o que aconteceu com os padres da vigararia Trofa/ Vila do Conde. Foi bom ver os colegas da vigararia, os mais novos e os mais experimentados, em alegre cavaqueira e sã convivência, tendo por pano de fundo a paisagem das serras.

Apesar das sinuosas curvas que tivemos que ultrapassar, a meta valeu a pena – “Tudo vale a pena”! D. Pio Alves assim resumia aquele dia: “O passeio/convívio da vigararia da Trofa/Vila do Conde teve excelentes condimentos. Além da beleza da paisagem, do ar puro, do encontro à mesa, valeu pela convivência bem disposta entre todos: jovens de todas as idades! Inapagável mesmo foi a conversa, na igreja da Gralheira, com três senhoras que, às três horas da tarde, rezavam o ‘terço da misericórdia’! E a conversa simpática com o senhor Jacinto que, aos seus 93 anos, se viu surpreendido, na sua terra, com tantos padres num só dia!” (P. José Ramos)