
Começou nesta terça-feira dia 12 de junho e decorre até dia 20 o 41.º FITEI – Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica. O tema deste ano é os Empoderamentos. Este festival passará por salas das cidades do Porto, Vila Nova de Gaia e Matosinhos. Espetáculos previstos também em Felgueiras e Viana do Castelo.
Segundo o portal de notícias do Porto a organização do festival visa com o tema Empodoramentos “dar poder a quem normalmente não o tem: à mulher, às minorias étnicas, ao pobre, ao habitante do Sul da Europa, ao habitante do sul do mundo, ao indígena, e a muitos outros exemplos, que nos obrigam a refletir e a reequacionar a ideia de centro e de periferia, assim como a própria ideia de verticalidade hierárquica”.
“Mendoza” de Los Colochos (México); “A House in Asia” dos catalães Agrupación Señor Serrano; “Correo” da chilena Paula Aros Gho; “Altíssimo” do pernambucano Pedro Vilela; ou a residência “Yo Escribo. Vos Dibujás”, do argentino Federico León, são alguns dos destaques internacionais.
No que toca à produção nacional, pode mencionar-se, entre outras, propostas e estreias de Victor Hugo Pontes, Marco Martins, Sara Barros Leitão, Ana Luena, Raquel S. ou Diana de Sousa.