
D. Manuel Linda, bispo do Porto, presidiu à Eucaristia de encerramento da Visita Pastoral.
Foi em clima de festa, apesar do tempo chuvoso, que cerca de 3000 cristãos, oriundos das 18 paróquias da vigararia, se concentraram no Pavilhão das Travessas, em S. João da Madeira. Uma grande e bela celebração, presidida por D. Manuel Linda e com a presença dos três bispos auxiliares!
A convocação para a celebração constava do folheto de anúncio das visitas pastorais, amplamente divulgado em Fevereiro passado. Os nossos bispos auxiliares, ainda antes da chegada à diocese de D. Manuel Linda, prepararam com os diversos párocos a sua presença nas comunidades. Todos deviam estar incluídos em cada visita pastoral: crianças, jovens, famílias, doentes e sós. A presença do bispo abrangeria liturgia, caridade e profecia, presença e diálogo com a sociedade a quem servimos. Mas ainda antes de cada paróquia receber o bispo, um primeiro encontro conjunto com todos os conselhos paroquiais da pastoral (em 23 de fevereiro) serviu para apresentar a visita pastoral, sublinhando a sua importância e objetivos. E já com as visitas pastorais a acontecerem, houve também um encontro vicarial com os conselhos económicos de todas as paróquias, bem como um encontro com os empresários, atendendo à importância que tem o tecido produtivo.
E assim se chega a esta celebração conclusiva, já com a presença do nosso novo bispo, D. Manuel Linda.
Não faltou entusiasmo! A presença muito considerável dos jovens deu muita vida a esta tarde, já que durante uma boa meia hora, animaram musicalmente toda a assembleia.
Não faltou envolvimento! As paróquias estiveram presentes, nas suas irmandades e confrarias, nos seus grupos e movimentos.
Não faltaram sinais de uma vigararia comprometida com a missão! As cruzes da visita pascal deram um colorido muito especial, aqui e ali valorizado com as campainhas, porque nada mais temos a anunciar senão Jesus crucificado e ressuscitado!
Não faltou preparação para esta celebração! O grande coral, com elementos de toda a vigararia, emprestou brilho e solenidade à eucaristia. Os jovens participaram ativamente. Os acólitos dignificaram a liturgia. O conselho vicarial de leigos trabalhou incansavelmente para reunir todas as condições.
Assim teve ainda mais acolhimento a homilia do nosso bispo! Primeiro, comentou a Palavra de Deus, por todos escutada: falou-nos de Jesus disponível para atender quantos O procuravam, pregando uma nova realidade, apesar da incompreensão dos familiares e da crítica dos homens do poder religioso e político. Sublinhou que é à volta de Jesus que se ganha vida, em verdade e liberdade. E, num segundo momento, centrou-se na visita pastoral a cada paróquia e à vigararia, lembrando a necessidade de cimentar em Jesus a comunidade que O segue, para fortalecer a unidade na diversidade, de que os bispos são servidores. A sua última palavra foi para partilhar com todos as prioridades pastorais, à volta das quais devemos trabalhar: a família, os jovens e as vocações. O seu modo de falar, direto e claro, transformou esta reflexão sobre as prioridades pastorais num grande desafio lançado a toda a vigararia. E assim, ao findarmos um ano pastoral, ficam ideias para leigos e grupos paroquiais, juntamente com os seus párocos, concretizarem nos próximos planos pastorais, sempre orientados pela proposta diocesana que nos será apresentada.
Fica também uma profunda gratidão aos nossos bispos auxiliares por todo o seu trabalho, desenvolvido em colaboração com os sacerdotes da vigararia. D. António Taipa, D. Pio Alves e D. António Augusto deixaram-nos um profundo e significativo testemunho de pastores segundo coração de Deus, bem como interpelantes mensagens nos encontros ou homilias proferidas. Isto mesmo quis a vigararia significar a D. Manuel Linda e seus bispos auxiliares, oferecendo a cada um dos quatro um báculo, da autoria do escultor Paulo Neves.
Esperamos frutos que confirmem quanto a visita pastoral é um dom de Deus e uma experiência privilegiada de comunhão para cada comunidade.
(Inf: Vigararia Oliveira de Azeméis/S. J. da Madeira)