
Integrada nas comemorações dos 25 anos sobre a inauguração e dedicação do Santuário de Santo António, em Vale de Cambra, cuja data aniversária ocorreu no dia 10 do passado mês de janeiro e foi assinalada com diversas celebrações e eventos (como aqui foi noticiado), será realizada uma exposição que, de uma forma singela, pretende celebrar a arquitetura e a arte de uma “casa de habitar”, que é esta Igreja.
Esta exposição incidirá, não só sobre a arquitetura do espaço, mas também sobre os elementos artísticos e escultóricos, ao serviço do culto e da fé, como o Sacrário, os vitrais e a escultura de Santo António.
Trata-se de uma iniciativa conjunta da Paróquia de Vila Chã (cujo pároco é o P. José Manuel da Rocha Araújo) e do Município de Vale de Cambra (com orientação de Vítor Tavares).
A sessão de abertura encontra-se agendada para o dia 13 de junho, às 11 horas e contará com uma breve apresentação e enquadramento deste espaço religioso na obra do Arq. Agostinho Ricca, autor do projeto de arquitetura e da pia batismal.
Conduzir-nos-á nesta incursão pela arquitetura e arte, o arquiteto João Luís Marques, que tem vindo a estudar a vida e a obra de Agostinho Ricca.
A organização do evento conta ainda com a presença do então pároco, o Padre Joaquim José Moreira dos Santos, assim como do escultor Zulmiro de Carvalho, autor do Sacrário. Serão também apresentados testemunhos e entrevistas, em registo audiovisual, com o pintor Domingos Pinho, autor dos vitrais, e o escultor José Rodrigues, autor da imagem de Santo António.
A exposição estará patente ao público até 15 de julho.
Fica o convite a todos quantos queiram participar na sessão de abertura e visitar a exposição.