Foi atribuído ao historiador José Eduardo Franco, diretor da CIDH (Universidade Aberta/CLEPUL – Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa), e ao cientista Carlos Fiolhais (Universidade de Coimbra), na sua primeira edição, o recém-criado Prémio José Mariano Gago de Divulgação Científica, instituído pela Sociedade Portuguesa de Autores, para agraciar o grande projeto de investigação e edição em 30 volumes, em curso no Círculo de Leitores, intitulado Obras Pioneiras da Cultura Portuguesa (com prefácio do Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa), envolvendo temas e autores das mais diversas áreas do saber, no arco temporal de 7 séculos de história da nossa língua (do século XII ao século XIX).
Este projeto é promovido cientificamente pela Cátedra Infante Dom Henrique para os Estudos Insulares Atlânticos e a Globalização (Universidade Aberta/CLEPUL – Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa), em parceria com o Rómulo | Centro de Ciência Viva Rómulo de Carvalho da Universidade de Coimbra, e com o Instituto Europeu de Ciências da Cultura Padre Manuel Antunes (IECCPMA), em associação com outras instituições académicas e culturais.
José Eduardo Franco e Carlos Fiolhais dirigem esta que já é considerada a maior operação científica de sempre para revelar de forma sistemática as fontes da língua e cultura portuguesa numa perspetiva interdisciplinar. Os dois agraciados lideram uma equipa de 172 membros (especialistas, coordenadores científicos dos diferentes volumes, investigadores e consultores internacionais), que têm trabalho intensivamente para estabelecer e tornar acessível ao grande público o ADN da língua portuguesa.
O galardão foi entregue no dia 22 de maio, pelo Presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, na sala da Galeria Carlos Paredes, do Edifício-Sede da Sociedade Portuguesa de Autores. (Inf. Univ. Aberta)