Confraria de Santa Quitéria apresenta livro em data festiva

D.R.

A Mesa Administrativa do Imaculado Coração de Maria e Santa Quitéria, em Felgueiras, promove a apresentação do livro do P. Carlos Moura “Monte de Santa Quitéria”, no quadro das celebrações das festividades em honra de Santa Quitéria. A apresentação terá lugar no sábado 26 de maio, ás 16, no santuário de Santa Quitéria. O dia central das festividades é o domingo 27 de maio, com um vasto programa de iniciativas, em colaboração com a Câmara Municipal, Centros Sociais, Paróquias, diversas instituições e empresas do Concelho.

Uma das atividades marcantes é a Peregrinação dos Frágeis em que se pretende reconhecer, valorizar, apoiar e acarinhar as pessoas idosas ou com limitações físicas. Realizam-se também as tradicionais Novenas a Santa Quitéria, promovidas pela Câmara Municipal, as quais no domingo 27 de maio saem da Câmara Municipal, às 11h, e seguem o percurso das Capelas até ao alto do Monte, numa clara expressão de renovação das tradições e cultura. A encerrar as festividades, realiza-se a habitual Procissão em honra de Santa Quitéria. Este ano conta-se com a participação de cerca de 700 participantes e 100 voluntários no apoio.

De salientar, que 2018 é um ano com marcas importantes, pois foi há 300 anos que foi assinado o contrato de obras de construção do Santuário, bem como há 165 anos o Pe. Joaquim José Alvares de Moura fundava a Confraria de Santa Quitéria e também porque neste ano se celebram os 150 anos da presença da Comunidade dos Padres Vicentinos em Santa Quitéria.