D. António Marto, um novo cardeal para Portugal

O Papa Francisco nomeou cardeal D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima. Durante o Angelus de domingo dia 20 maio o Santo Padre anunciou a nomeação de 14 novos cardeais. O Consistório para a criação dos novos cardeais terá lugar em Roma no Vaticano no dia 29 de junho. No domingo da Solenidade de Pentecostes foram estas as palavras de Francisco:

“Apraz-me anunciar que a 29 de junho vou presidir a um Consistório para a nomeação de 14 novos cardeais, cuja proveniência exprime a universalidade da Igreja que continua a anunciar o amor misericordioso de Deus a todos os homens da terra. A inclusão dos novos cardeais na Diocese de Roma, por outro lado, manifesta a ligação inquebrável entre a sede de Pedro e as Igrejas particulares espalhadas pelo mundo”, disse Francisco.

Portugal passa a ter 4 cardeais: D. António Marto, D. José Saraiva Martins, D. Manuel Monteiro de Castro e D. Manuel Clemente. A partir do dia 29 de junho, Festa de S. Pedro e S. Paulo, o Colégio de Cardeais passa a ter 125 eleitores (59 dos quais criados por Francisco) e 102 cardeais com mais de 80 anos, os quais não têm direito a voto num eventual Conclave para eleição de um novo Papa.

Segundo o Vatican News, o portal de notícias do Vaticano, são estes os cardeais agora nomeados:

Sua Beatitude Louis-Raphaël I Sako, Patriarca de Babilónia dos Caldeus; D. Luis Ladaria, Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé; D. Angelo De Donatis, Vigário-geral de Roma; D. Giovanni Angelo Becciu, Substituto para Assuntos Gerais da Secretaria de Estado e Delegado especial junto à Soberana Ordem de Malta; D. Konrad Krajewski, Esmoleiro apostólico; D. Joseph Coutts, Arcebispo de Karachi (Paquistão); D. António Augusto dos Santos Marto, Bispo de Leiria-Fátima (Portugal); D. Pedro Barreto, Arcebispo de Huancayo (Peru) e Vice-Presidente da REPAM, Rede Eclesial Pan-amazônica; D. Desiré Tsarahazana, Arcebispo de Toamasina (Madagascar); D. Giuseppe Petrocchi, Arcebispo de L’Aquila (Itália); D. Tomas Aquinas Manyo Maeda, Arcebispo de Osaka (Japão).

RS