
A peregrinação aniversária na Cova da Iria neste 13 de maio de 2018, foi presidida pelo bispo emérito de Honk Kong, cardeal John Tong. Afirmou que Jesus “nos impele na procura da liberdade, da dignidade, da justiça, da responsabilidade”
Por Rui Saraiva
Foi um verdadeiro manto de Luz e de devoção o ambiente que se respirou no Santuário de Fátima um ano depois do Centenário das Aparições de Nossa Senhora aos Três Pastorinhos. Cerca de 300 mil peregrinos viveram intensamente as celebrações dos dias 12 e 13 de maio.
O cardeal John Tong, bispo emérito de Hong Kong, presidiu às celebrações e na sua homilia apelou para a construção de um mundo “mais justo e mais unido”, dizendo:
“Jesus, com o seu Espírito, forma em nós, uma nova humanidade. Ele próprio nos impele na procura da liberdade, da dignidade, da justiça, da responsabilidade, ou melhor, fortalece o nosso desejo de construir um mundo mais justo e mais unido” – afirmou.
Segundo informa a Agência Ecclesia, o cardeal John Tong “pediu que as comunidades católicas tenham ‘fervor missionário’ e testemunhem a ‘nova realidade’ proposta por Jesus Cristo, promovendo a ‘libertação espiritual e a promoção humana dos outros’. “Esta nova realidade manifesta-se nos pequenos gestos que realizamos nas nossas vidas quotidianas, nas realidades terrestres e nos nossos compromissos de cada dia” – assinalou o cardeal.
O bispo emérito de Hong Kong recordou na sua homilia a importância que teve na sua vocação religiosa o testemunho dos missionários em Cantão no final da II Guerra Mundial. O cardeal John Tong afirmou: “Com o nosso modo de viver e o nosso exemplo devemos fazer com que Cristo
seja visível hoje na nossa sociedade. Como a Virgem Maria, devemos acolher o Espírito Santo e deixá-lo seguir agir em nós: ajudar-nos-á, assim, a levar Cristo ao mundo e o mundo a Cristo. Tornar-nos-á abertos e atentos às necessidades dos outros e a partilharmos o tesouro e a alegria da nossa fé”.
Segundo a Agência Ecclesia, citando o Santuário de Fátima, chegaram mais de 37 mil peregrinos a pé à Cova da Iria nestes dias e inscreveram-se para esta peregrinação 148 grupos de 26 países.
Na tarde de dia 13 de maio teve lugar na Basílica da Santíssima Trindade um concerto musical com Andrea Bocelli, o mundialmente conhecido tenor italiano. Este momento musical contou também com a participação da fadista Ana Moura.