Na semana de 17 a 22 de abril, a paróquia de Macinhata da Seixa acolheu a visita pastoral de D. António Augusto, Digníssimo Bispo Auxiliar do Porto. Publicamos o essencial da notícia que nos foi enviada: “Com um sol radioso e as temperaturas amenas, a visita iniciou com uma receção calorosa que contou com elementos do Conselho Paroquial de Pastoral e do Conselho Paroquial para os Assuntos Económicos, autarquia e membros da comunidade, desde crianças aos idosos. Seguidamente foi feita uma visita à igreja paroquial, ao cemitério, onde foi realizada uma pequena oração, e à pequena igreja de Santo António, em Silvares. Do programa do 1.º dia constou ainda a visita aos doentes, celebração da Eucaristia e visita às instalações da Junta de Freguesia. No 2.º dia, após o encontro com as crianças, professoras e assistentes operacionais da escola do 1.º ciclo do Alvão, bem como dos bebés, crianças e idosos do Centro Social e Paroquial de Santo André, foi iniciada a visita a algumas empresas da região que teve seguimento no 3.º dia. Momento alto do 2.º dia foi a celebração da Eucaristia que contou com a participação da comunidade, em particular, das crianças e dos idosos.
Nestes dias tiveram lugar ainda os encontros com o conselho paroquial para os assuntos económicos e com todos os grupos/ movimentos paroquiais. O sábado foi marcado pelo encontro do Sr. Bispo D. António Augusto com as crianças e adolescentes da catequese e seus pais, seguido com as catequistas e à noite com os crismandos e jovens da paróquia. A Eucaristia do domingo foi o ponto alto deste dia, pois sendo Domingo do Bom Pastor, foi o culminar da visita pastoral e sete adolescentes receberam o Sacramento da Confirmação. Foi de facto uma semana deveras marcante e de muitas emoções para a comunidade macinhatense.
As mensagens e reflexões proporcionadas pelo Sr. Bispo D. António foram muito profundas e enriquecedoras para todos, desde as crianças aos adultos. De entre elas, destaque para a realidade viva e concreta que é a Igreja, cuja vivacidade se vê na dinâmica dos leigos comprometidos, desde as crianças aos mais idosos; importância do trabalho colaborativo entre todos os grupos/movimentos, devendo os mesmos funcionar em harmonia e sempre num espírito de abertura e cooperação; é o espírito de comunhão, de unidade que a todos deve animar fazendo da paróquia uma “família de famílias”, a morada de Deus no meio da casa dos homens. Macinhata da Seixa viveu intensamente esta visita pastoral com D. António Augusto, Digníssimo Bispo Auxiliar do Porto, que a todos conquistou com a sua simpatia, afabilidade e simplicidade, estabelecendo uma relação muito próxima com todos, desde os mais novos aos mais idosos, e em todos os momentos, desde a visita aos doentes, às instituições, às empresas, nos jantares com famílias e encontros com crianças, adolescentes, jovens, pais e catequistas.”