
António Sousa Pereira será o próximo Reitor da Universidade do Porto. O atual Diretor do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) foi escolhido pelo Conselho Geral da Universidade do Porto para assumir o cargo de Reitor durante o mandato 2018-2022. Será o 20.º reitor dos 107 anos de história da Universidade do Porto, tendo recolhido 12 dos 23 votos dos membros do Conselho Geral, sucedendo assim ao atual reitor, Sebastião Feyo de Azevedo, que reuniu os restantes 11 votos expressos.
No edital de publicação dos resultados, o Conselho Geral da U. Porto “manifesta a sua satisfação pela forma como decorreu o processo para eleição do Reitor da Universidade do Porto e, em particular, pelo elevado nível de qualidade das quatro candidaturas finalistas“. António Manuel de Sousa Pereira nasceu a 17 de outubro de 1961 (57 anos de idade), na freguesia de Ramalde, cidade do Porto. Licenciado, mestre e doutor em Medicina pelo ICBAS, foi nesta faculdade da Universidade do Porto que desenvolveu toda a sua carreira académica, tendo prestado as provas de agregação na área de Anatomia no ano 2000.
Quatro anos mais tarde, e já na qualidade de Professor Catedrático (desde 2002), viria a ser eleito pela primeira vez como diretor da faculdade, cargo que ocupa até à atualidade. Nos termos dos Estatutos da Universidade do Porto, o resultado da votação terá de ser ainda homologado pelo Conselho de Curadores da Fundação Universidade do Porto. Só apenas a realização deste procedimento legal será agendada a data da cerimónia de tomada de posse do novo Reitor.