Força Aérea atribui medalha de mérito aeronáutico a D. Manuel Linda

Agência Ecclesia / JCP

Na quarta-feira 4 de abril o Chefe do Estado Maior da Força Aérea distinguiu o novo bispo do Porto com a medalha de mérito aeronáutico pelo “humanismo” que caracterizou a sua missão como bispo das Forças das Forças Armadas e de Segurança.

Segundo informa a Agência Ecclesia, foi numa cerimónia que teve lugar em Alfragide nas instalações do Estado Maior da Força Aérea que D. Manuel Linda recebeu esta condecoração. Na ocasião o general Manuel Teixeira Rolo salientou “as palavras estimulantes e de força” que D. Manuel Linda sempre conseguiu deixar aos militares e a forma como se afirmou como “mensageiro” dos valores que estes homens e mulheres são continuamente chamados “a cultivar”.

“Na hora de se dirigir a todos os membros da Força Aérea, o bispo de 61 anos destacou os tantos homens e mulheres, “muitos deles de forma quase anónima” que “tanto contribuem” para o serviço do país e do povo português – pode-se ler na notícia da Agência Ecclesia. Tanto “ao nível da defesa da nação” como, por exemplo, em atividades de “buscas e salvamentos”, “transportes de órgãos” e mesmo “transportes de recém-nascidos”, como aconteceu na última semana, nos Açores, assinalou o bispo.

D. Manuel Linda, foi nomeado pelo Papa Francisco como bispo do Porto no passado dia 15 de março. Entrará solenemente na diocese do Porto no próximo domingo dia 15 de abril. Será Administrador Apostólico do Ordinariato Castrense até à nomeação de um novo prelado.