
O novo bispo do Porto recebeu na terça-feira dia 3 de abril a Medalha da Defesa Nacional pelos “relevantes serviços” que protagonizou como bispo das Forças Armadas e de Segurança.
Na cerimónia de entrega desta condecoração em Lisboa, o Ministro da Defesa Nacional, José Azeredo Lopes, afirmou que D. Manuel Linda é um homem de “serenidade culta e afável” que “num cargo por definição de tempo curto e limitado” colocou mãos à obra “como se o seu tempo não tivesse fim”, assinalou.
Em declarações à Agência Ecclesia o Ministro da Defesa declarou que D. Manuel Linda exerceu as suas funções como bispo das Forças Armadas e de Segurança de “modo exemplar” e “com serenidade”. Azeredo Lopes sublinhou ainda a “dimensão de tolerância” do novo bispo do Porto.
Na reportagem da Agência Ecclesia pode-se ainda ler que D. Manuel Linda afirmou na cerimónia que “a assistência religiosa” deve ser acima de tudo “expressão daquele companheirismo de existência, sentido humano integral, ajuda às carências de todo o género, ombro amigo para o desabafo e para o conforto, presença cimentadora dos próprios laços familiares e grupais, auxílio ao comando”. “E só depois, muito depois é que entra a relação com o sobrenatural”, salientou.
D. Manuel Linda, tem 61 anos e foi nomeado pelo Papa Francisco como bispo do Porto no passado dia 15 de março. Entrará solenemente na diocese do Porto no próximo domingo dia 15 de abril. Será Administrador Apostólico do Ordinariato Castrense até à nomeação de um novo prelado.