Divulgado programa da viagem do Papa à Tailândia e Japão

Na Tailândia, destaque para os encontros com budistas e delegações inter-religiosas. No Japão, Francisco reservará um dia para visitar as cidades de Nagasaki e Hiroshima.
A Sala de Imprensa da Santa Sé divulgou esta quarta-feira (02/10) o programa da viagem apostólica do Papa Francisco à Tailândia e ao Japão, de 19 a 26 de novembro.

O Pontífice partirá do aeroporto de Roma/Fiumicino às 19h locais da terça-feira, 19 de novembro, com destino a Bangcoc, onde sua chegada está prevista às 12h30 locais da quarta-feira (20/11).

Portanto, o primeiro dia oficial de encontros será a quinta-feira (21/11), começando com a cerimônia de boas-vindas no pátio da Casa Governamental. Segue a vista de cortesia ao primeiro-ministro e o encontro com as autoridades, a sociedade civil e o corpo diplomático, sempre na sede do governo.

Ainda na quinta estão previstos a visita ao patriarca supremo dos budistas e o encontro com os funcionários e doentes do Hospital São Luís. Na parte da tarde, o Papa visita em caráter privado o Rei Maha Vajiralongkorn “Rama X” no Palácio Real e preside à Santa Missa no Estádio Nacional.

A sexta-feira (22/11) tem início reunindo-se com os sacerdotes, religiosos e religiosas, seminaristas e catequistas na paróquia São Pedro. Segue o encontro com os bispos da Tailândia e com os bispos asiáticos no santuário do Beato Nicholas Boonkerd Kitbamrung.

Como faz normalmente, Francisco reserva um momento convivial com os jesuítas e, na parte da tarde, estão previstos o encontro com os líderes cristãos e de outras religiões e a Santa Missa com os jovens.

Japão

O sábado (23/11) marcará a despedida do Papa da Tailândia e a chegada a Tóquio, onde os primeiros compromissos são a cerimônia de boas-vindas e o encontro com os bispos.
O domingo (24/11) é dedicado a Nagasaki e Hiroshima, em que Francisco divulgará uma mensagem sobre as armas nucleares e realizará uma homenagem aos santos mártires em locais considerados símbolos da cidade. Também está prevista a celebração da Santa Missa em Nagasaki. Em Hiroshima, será realizado o encontro pela paz.

De volta a Tóquio, na segunda-feira (25/11) está programado o encontro com as vítimas do tríplice desastre, a visita privada ao imperador Naruhito no Palácio Imperial e o encontro com os jovens na Catedral de Santa Maria. A parte da tarde será dedicada às autoridades, primeiro com primeiro-ministro e depois com as autoridades e o corpo diplomático.

O último dia da viagem é terça-feira, com a celebração da Missa com os jesuítas na capela da Universidade Sophia e a visita ao campus. Da Universidade, o Papa segue para o aeroporto de Tóquio para a cerimônica de despedida.

A chegada de Francisco a Roma está prevista às 17h15 locais.

(inf: Vatican News)