Bispo do Porto celebrou Crisma na Companhia de Jesus

Foi em ambiente simples e acolhedor que o bispo do Porto foi recebido no final da tarde de sexta-feira, dia 27 de setembro na Igreja de Nossa Senhora de Fátima no Porto. Com os padres da Companhia de Jesus, D. Manuel Linda presidiu à celebração do Crisma de 37 pessoas, na sua maioria jovens. Uma Eucaristia que encheu por completo aquela Igreja com familiares e amigos dos crismandos. Uma das pessoas confirmadas na Fé foi também batizada.

“E vós, quem dizeis que eu sou?” – esta foi a questão que o Evangelho proclamado lançou e o bispo do Porto utilizou como estímulo para a sua reflexão. Cristo interroga os seus discípulos numa passagem do texto de S. Lucas, e D. Manuel Linda, na sua homilia, lembrou que Jesus “é Deus tornado visível” autêntico “tronco da videira de onde saem os ramos e onde percorre a seiva” – afirmou.

Assinalando o tema do Plano Pastoral Diocesano para os próximos três anos cujo tema é “Como ramos na videira”, o bispo do Porto sublinhou a importância de todos os que creem em Cristo serem como ramos da videira, assumindo a sua condição de batizados no concreto da vida quotidiana. Dando testemunho da sua fé.

De referir que no final da Eucaristia o padre Pedro Cameira, sacerdote que preparou o grupo de crismandos para a celebração do sacramento, manifestou a alegria e a gratidão de todos pela presença do bispo do Porto naquela comunidade. Lembrou que se assinalam neste ano de 2019 os 30 anos da fundação do Centro de Reflexão e Encontro Universitário (CREU) no Porto e afirmou a absoluta disponibilidade de todos os que celebram a fé naquele espaço, entre padres e leigos, para servirem a Igreja.

Por sua vez, o bispo do Porto deu os parabéns às famílias dos crismados pelo sacramento celebrado naquele dia e sublinhou o seu agradecimento aos padres jesuítas pelo trabalho desenvolvido com a juventude universitária, sobretudo nos últimos 30 anos, tendo afirmado que “sem o CREU seríamos todos mais pobres”.

(RS)