Festa de S. Telmo. D. Manuel Linda: “Corpo do Porto é marítimo, alma é cristã”

Foto: Fernando Eugénio

Com a participação de algumas Congéneres e representantes de vários organismos, a Confraria do Corpo Santo de Massarelos realizou a tradicional festa de São Telmo ou dos Navegantes. A procissão iniciou-se na Afurada. D. Pio Alves, em visita pastoral a essa Paróquia, presidiu ao início do cortejo que atravessou o Douro em direção à Alfândega. Depois, já em Miragaia, dirigiu-se para Massarelos onde o Bispo do Porto estava à espera para a receber.

Na solene Eucaristia, D. Manuel Linda ressaltou o dado curioso do nome da cidade, porventura caso único no mundo: “Há outras cidades que usam a palavra Porto, mas acrescentam-lhe qualquer coisa: Porto Belo, Porto Novo, Portalegre, etc. Nós conservamos a palavra isolada. Como que a afirmar que toda a cidade é um porto por onde se entra e por onde se sair, um porto sempre em movimento e em contacto com o exterior. Nada de mais verdadeiro: quem fez e faz esta cidade é o comércio, desenvolvido por destemidos marinheiros. E com ele vieram as instituições: coletividades várias, confederações patronais, associações de trabalhadores e sindicatos, escolas e universidades, agricultura e indústria, administração e autarquias, hospitais e serviços de todo o género. Mas quando eles chegaram, a Igreja já cá estava, ao lado e com as pessoas, quer na Diocese e Paróquias, quer nas insubstituíveis Confrarias e Misericórdia que promovem o culto, criam uma mentalidade mais humana e fraterna e tratam dos frágeis e dão pão aos famintos. Sim, o corpo do Porto é o rio e o mar, mas a alma é a fé cristã. É isto que faz da nossa cidade algo de diferente e belo, tão apreciado pelo turismo, sempre em aumento”.

O Presidente da celebração aproveitou para “agradecer e dar os parabéns” às pessoas e organismos que «fazem» a cidade com a sua teia de relações, de serviços, de economia e de convívio. E pediu que esta celebração passe a constituir como que o traço de união das duas margens do rio e que nela se espelhe a alma das gentes ribeirinhas. Para isso, seria bom passar a realizar-se uma grande procissão com todos os barcos que operam no Douro, sejam os turísticos, comerciais, desportivos, da Autoridade Marítima, etc.

No decurso da celebração foram agregados mais cinco confrades bem como a Misericórdia do Porto, instituição com quem a Confraria do Corpo Santo já tinha protocolo de cooperação a vários níveis.

No dizer do juiz da Confraria, foi esta a primeira vez que um Bispo do Porto presidiu à Missa da festa de S. Telmo.