STCP: lançado concurso para 81 novos autocarros a gás natural

A STCP – Sociedade de Transportes Coletivos do Porto continua a renovar a sua frota e apostar em veículos ambientalmente sustentáveis. Na tarde de sexta-feira,  dia 12 de abril, em cerimónia realizada no Museu do Carro Elétrico, foi apresentada a segunda fase de renovação da sua frota a gás natural, um investimento de mais de 19 milhões de euros: 62 autocarros low floor e 19 autocarros low entry nos anos 2020 e 2021.

“Aquilo que está a suceder no transporte público é uma verdadeira revolução”, declarou o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, durante a iniciativa promovida pela STCP.
Na cerimónia marcaram presença o Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, o presidente do Conselho Metropolitano do Porto e da Câmara Municipal de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues e outros autarcas de personalidades.
Segundo indicou o presidente do Conselho de Administração da STCP, Paulo Azevedo, 53% do financiamento para a aquisição destes 81 autocarros movidos a gás natural é assegurado por fundos comunitários do POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.
O lançamento deste concurso não é ainda o ‘fim da linha’ na renovação da frota, mas uma parte substancialmente importante, admitiu. Globalmente, a operação implica a aquisição de 269 autocarros nos próximos dois anos, tendo o último anúncio sido o da compra de 86 autocarros elétricos.
Relativamente a prazos, o presidente da STCP estima que “as primeiras viaturas cheguem no quarto trimestre de 2020 e que as últimas comecem a circular no quarto trimestre de 2021”.
Com esta prioridade estratégica, a operadora de transportes públicos do Porto garante que a “vida média de cada veículo passa a ser de seis anos e meio”, quando antigamente rondava os 16 anos.
(inf: portal de notícias do Porto)