Ação Católica Rural diocesana reuniu-se com o bispo do Porto

No passado dia 23 de janeiro de 2019 a direção e o assistente espiritual da Ação Católica Rural (ACR) da Diocese do Porto reuniram com o Bispo do Porto, D. Manuel Linda, no Paço Episcopal, para se apresentarem, saudá-lo e dele receber as suas orientações pastorais para este ano pastoral e para este movimento eclesial. Dom Manuel congratulou-se com a visita e recordou o precioso apostolado de evangelização que a Ação Católica realizou ao longo da história da Igreja do séc. XX, nomeadamente o papel relevante desempenhado contra os totalitarismos políticos e na reevangelização cristã da Europa, devastada pelas grandes guerras. Realçou ainda o papel que a ACR teve em Portugal nas décadas de 30 a 60 do século XX, como grande movimento de militância cristã, sobretudo no que espeita à formação espiritual/ religiosa do meio e dos seus membros, a sua inserção no mundo e a atenção aos problemas concretos da vida quotidiana. No final deste encontro foi apresentado ao bispo diocesano o programa pastoral deste movimento, que se baseia no plano pastoral diocesano com o tema “Todos discípulos missionários”. Eis o seguinte programa formativo e pastoral:

Encontros de formação ACR

Tema 1 – Ser Discípulo para a missão em ACR (Advento / Natal). Tema já em: Rio de Galinhas – Marco de Canaveses, no dia 9/12/2018 – 14h: Equipas de base: Alpendorada, Folhada, Freixo, Sande e Tabuado – com a assistência do Padre António Meireles; Sobrado – Valongo, dia 16/12/2018 – 14h: Equipas de base: Sobrado Valongo, Baltar, Gandra de Paredes e Covelo Gondomar; Luzim – Penafiel, no dia 6/1/2019 – 14h; Em Escapães – Santa Maria da Feira, no dia 12/1/2019 – 20:30h: Equipas de Base: Pinheiro da Bemposta, Nogueira do Cravo de Oliveira de Azeméis; Escapães, Rio Meão e Fornos, Santa Maria da Feira, Grijó e Sanguedo; Ferreira – Paços de Ferreira, dia 19/01/2019 – 21h: Equipas de base: Ferreira e Penamaior de Paços de Ferreira, Aparecida e Silvares de Lousada – orientada pelo Padre João Pedro Ribeiro; Santiago de Bougado, no dia 19/01/2019 – orientado pelo Padre Bruno Ferreira.

Tema 2 – Ser Discípulo Missionário em ACR (Quaresma), a realizar durante a quaresma nas mesmas regiões da diocese

Tema 3 – Ser Discípulo Missionário em ACR através das novas tecnologias (da Páscoa ao Pentecostes)

Tema 4 – Revisão de Vida – teoria a caminho da prática – concretizando-se em reuniões da equipa diocesana com equipas de base. (No tema seguinte faz-se a avaliação do tema anterior e do eco em cada comunidade). Todos os temas são apoiados por uma pequena publicação para que as equipas de base continuem a reflexão do tema alargando a novos participantes. Distribuição de cerca de 100 exemplares do Livro “Caminhos” publicação da Equipa Nacional da ACR.

2 e 3 de março Retiro Diocesano – Retiros regionais de um dia, nas diferentes regiões (em data a determinar em cada região).

De 5 a 10 de agosto Campo de férias infantil e adolescentes em Singeverga

15 de setembro Lousada – Convívio Diocesano, organizado pelos jovens.

27 de outubro Conselho Diocesano – Casa Diocesana de Vilar 1 de dezembro Encontro de advento com infantis e adolescentes

No final deste encontro, Dom Manuel disse querer contar com a ajuda e o compromisso da Acção Católica Rural da Diocese do Porto na reevangelização na diocese, nas paróquias e nos grupos, como discípulos missionários numa Nova Evangelização pelas periferias, esperando que a mesma não perca o seu carisma evangelizador pelo método Ver, Julgar e Agir. Assim manifestou o seu apreço pela ACR e esta também se disponibilizou para o serviço a que a Igreja e o seu bispo a chama.

(inf: ACR Diocesana)