Padre José Silva, 25 anos de pároco de Vermoim na Maia

O padre José Silva fez no passado dia 9 de janeiro 25 anos de serviço pastoral na paróquia de Vermoim na Maia. Publicamos aqui um texto que recebemos a esse propósito.

Dia 9 de janeiro de 1994 – 19H00 – Dia de chuva intensa, a paróquia de São Romão de Vermoim recebia de braços abertos dois novos pastores. Pe. Mário Augusto e Pe. José Silva. A expectativa era grande e a curiosidade também. Afinal, há já 10 anos que “partilhávamos” pároco com a comunidade de Milheirós.

Os desígnios de Deus são imprevisíveis e 5 anos mais tarde o Pe. José Silva assume o “comando” desta nossa comunidade paroquial… Mas o desafio ainda estava a começar… Pois, mais tarde iria assumir mais duas comunidades, Silva Escura durante 9 anos e Nogueira durante 7 anos… Com ele aprendemos a trabalhar mesmo quando precisava de estar ausente, por motivos pastorais, nos novos cargos assumidos. Isso fez-nos amadurecer e aprender que o pároco não era “NOSSO” mas da IGREJA que formamos…

As palavras não conseguem expressar o que durante 25 anos vivemos, aprendemos, crescemos, sorrimos e choramos juntos…Ouvimos muitas vezes dizer da boca do nosso pároco que a paróquia faz o pároco e o pároco faz a paróquia.

Deus sabe o que tem sido este árduo caminho comum… Ser e fazer comunidade exige muito e sem sombra de dúvida que muitas vezes ultrapassa as nossas capacidades humanas… Caindo e levantando, enxugando as lágrimas e sorrindo de novo, lá vamos caminhando… Jesus nunca disse que ser cristão seria fácil… Disse valeria a pena.

Assim acreditamos e por isso conseguimos dia 09 de janeiro de 2019 celebrar juntos as Bodas de Prata paroquiais do Pe. José Silva e desta paróquia.

O caminho faz-se caminhando e este caminho deve-se a todos, sem exceção… Aos presentes neste dia, aos ausentes, mas no coração de cada um de nós e àqueles que já se encontram junto de Deus, o nosso agradecimento sincero. Sem cada um de vós não seriamos o que somos, mesmo que ainda haja muito a lapidar…

Sem pensar muito no futuro, porque esse a Deus pertence, não podemos deixar de salientar o carinho e dedicação deste nosso pastor. Para ele, um abraço forte de todos quantos partilham e vivem o dia-a-dia em conjunto…

Somos muito exigentes, mas igualmente agradecidos e nutrimos um enorme carinho por ele… Do nosso jeito mas de forma sincera…Juntos esperamos ainda por mais anos de trabalho e de aprendizagem pois, mais que paróquia somos “família de coração”

Parabéns Pe. José Silva! Parabéns a cada um de nós!

(inf: Vera Ramos – Paróquia de S. Romão de Vermoim, Maia)