Santa Sé convoca Fórum Internacional de Juventude para junho de 2019

Foi nas vésperas da Jornada Mundial da Juventude (Panamá, 22-27 de janeiro de 2019) que o Dicastério para os Leigos, Família e Vida anunciou uma iniciativa ligada à receção do Sínodo dos Bispos sobre os jovens, à fé e o discernimento vocacional para o mês de junho de 2019.

A última exortação apostólica do Papa Francisco “Episcopalis Communio” (15 de setembro de 2018) prevê, para além da fase preparatória (art. 5-10) e celebrativa (art. 11-18), uma fase de implementação da Assembleia do Sínodo (art. 19-21). Esta última fase refere-se à aceitação e realização das conclusões da Assembleia, que devem ser promovidas tanto pelas Igrejas particulares como pelas Conferências Episcopais, e pelos organismos da Cúria Romana, competentes no tema do Sínodo.

Segundo o seu Estatuto, o Dicastério para os Leigos, Família e Vida “manifesta especial preocupação da Igreja para os jovens, promovendo o seu papel em meio aos desafios do mundo de hoje. Apoia as iniciativas do Santo Padre no campo da pastoral juvenil e está a serviço das Conferências Episcopais, movimentos e associações juvenis internacionais, promovendo sua colaboração e organizando reuniões em nível internacional. Uma das principais tarefas da sua atividade é a preparação das Jornadas Mundiais da Juventude.” (art. 8).

Deste modo, embora muitas das energias do Dicastério tenham sido dirigidas nos últimos meses para a preparação da Jornada Mundial da Juventude, este organismo vaticano informa estar a preparar para os próximos dias 18 a 22 de junho de 2019 em Roma, um Fórum Internacional da Juventude. Este Fórum vai ser um espaço de discernimento comunitário mantendo o estilo missionário sinodal. (cf. Documento Final, n. 119-124).

Serão convidados a participar no Fórum da Juventude delegados das Conferências Episcopais e dos principais movimentos e comunidades eclesiais com grande difusão internacional. O principal objetivo será acolher os impulsos do Sínodo a nível internacional, especialmente a partir do Documento Final do Sínodo dos Bispos, bem como a partir de um presumível documento pós-sinodal que, até lá, o Santo Padre publicará. Este encontro tem também como finalidade a criação de um corpo representativo de jovens a nível internacional.