Pela paz e dignidade humana: os promotores do Prémio D. António Francisco

Foto: João Lopes Cardoso

Em declarações aos jornalistas, no dia 11 de setembro no Palácio da Bolsa na entrega do Prémio D. António Francisco dos Santos, os promotores deste galardão sublinharam os valores da paz e da dignidade humana. Valores sempre presentes nas palavras e nas ações do bispo do Porto D. António Francisco dos Santos.

Pela Associação Comercial do Porto falou aos jornalistas o presidente Dr. Nuno Botelho que realçou a importância de esta instituição estar associada a um Prémio que homenageia alguém que “tinha a capacidade de lidar com as pessoas” como o fazia D. António Francisco. O presidente da Associação Comercial do Porto lembrou ainda a capacidade do bispo do Porto de “abrir horizontes” na resolução dos problemas sociais.

Por sua vez, o Dr. António Tavares, Provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto, salientou “a mensagem de paz e cooperação” que a atribuição do Prémio quis frisar à sociedade, colocando, assim, em realce as preocupações patentes no pensamento de D. António Francisco. “Os refugiados podem ajudar a construir pontes entre culturas diferentes” – declarou o Dr. António Tavares.

O padre Américo Aguiar, presidente da Irmandade dos Clérigos, disse aos jornalistas que o Prémio D. António Francisco dos Santos “pretende ser um investimento em boas ações” e, por isso, foi decidido reconhecer o que “de bem se faz no acolhimento aos migrantes e refugiados”. Uma realidade que os promotores do Prémio descobriram na cidade do Porto, “porque os pobres não podem esperar “, como dizia D. António Francisco e “pobres são aqueles a quem não se respeita a dignidade” – afirmou o padre Américo.

Recorde-se que as instituições que promovem o Prémio D. António Francisco, resolveram reconhecer nesta edição de 2018 o trabalho dos Jesuítas no campo do apoio aos migrantes e refugiados, em particular, o Centro São Cirilo e a Unidade Habitacional de Santo António, no Centro de Instalação Temporária para migrantes em situação irregular do SEF-Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.

Destaque nesta cerimónia para as presenças do bispo do Porto, D Manuel Linda e dos seus bispos auxiliares, D. António Taipa, D. Pio Alves e D. António Augusto e ainda do Secretário da Nunciatura Apostólica em Portugal, Monsenhor Amauri.