Faith’s Night Out no Porto com mensagens de Fé em 7 minutos de testemunho

Este evento das Equipas de Jovens de Nossa Senhora terá lugar no dia 30 de junho, pelas 18 horas, no Auditório Ilídio Pinho da Universidade Católica no Porto. Serão 12 conferências de 7 minutos cada uma. A VP entrevistou Teresa Folhadela membro da Equipa Organizadora do Faith’s Night Out 2018 no Porto.

Por Rui Saraiva

No próximo sábado, dia 30 de junho, pelas 18 horas, tem lugar no Auditório Ilídio Pinho na Católica Porto, Polo Foz, um evento que já tem história de 5 anos em Lisboa. É o Faith’s Night Out. 12 conferências de 7 minutos cada uma. Comunicação simples e direta que pretende passar uma mensagem chave sobre a Fé, por quem a vive e também por quem a olha em perspetiva. Personalidades como Isabel Jonet, Pedro Rocha e Melo, Ana Rita Bessa e António Maia Gonçalves são alguns dos oradores.

O Faith’s Night Out surgiu em 2013 em Lisboa, inspirado nas famosas TedTalks, com o objetivo de transmitir experiências de Fé de uma forma simples e cativante. As edições passadas contaram com mais de 50 oradores e 2.800 espectadores. Em 2018, o FNO chega mais longe. Depois de 5 edições em Lisboa, o evento realiza-se agora no Porto em Junho e em São Paulo (Brasil) em Outubro.

Quatro palavras tomam destaque neste acontecimento: diversidade: numa só noite, a oportunidade de ouvir, partilhar e falar sobre muitas histórias de Fé diferentes; dinamismo: 12 talks de apenas 7 minutos, que prendem a atenção de uma forma simples e cativante; simplicidade: conferências simples e diretas, com o objetivo de passar uma mensagem chave sobre a Fé; inspiração: uma noite de inspiraçãonum ambiente contagiante e descontraído.

Sobre a edição deste ano em Lisboa a Rádio Renascença escreveu: “Experiências pessoais e muito intimas, como a do casal Inês e Gonçalo Dias da Silva, pais de quatro filhos, entre os quais o Pedro com uma doença rara e que todos os dias exige a sua máxima atenção e amor, mas confiam no amor de Deus”.

A VP falou com Teresinha Folhadela um dos membros da Equipa Organizadora deste evento no Porto. Fica aqui o registo das suas respostas:

VP: O que é o Faith’s Night Out?

TF: O Faith’s Night Out (FNO) é um evento católico, organizado pelas Equipas de Jovens de Nossa Senhora e aberto a todos. Tem a Fé como foco e pretende transmitir experiências e inspirar uma Fé viva. É um evento que prima pela simplicidade, com 12 conferências de 7 minutos, simples e diretas. O objetivo é que cada uma passe uma mensagem chave sobre a Fé, vinda de oradores muito diferentes, a vários níveis. Uns falam da Fé que vivem e outros da que a veem em perspetiva, mas todos têm uma experiência que merece ser partilhada. O evento decorre ao longo de uma noite inspiradora e descontraída, cheia de histórias contagiantes e dois interlúdios musicais que ajudam a equilibrar o ritmo rápido a que tudo se passa. Há ainda um intervalo para uma refeição tipo cocktail.

VP: A quem se dirige este evento?

TF: É destinado particularmente a todos os jovens entre os 20-30 anos que procurem aprofundar a sua Fé, mas também a todos os outros que, não se enquadrando nestes critérios, desejarem vir. É pensado e organizado por jovens e para jovens – porque juntos, andamos todos à procura!

VP: O que é que vamos poder ouvir nas comunicações que vão ser apresentadas?

TF: Nesta edição do FNO, como tem sido hábito em Lisboa, vamos ter um painel muito completo e variado. Os 12 oradores do FNO têm experiências diversas – variam na idade, profissão, vida de Fé, entre outros – e por isso dão, com a sua vida, e darão, no FNO, testemunhos muito distintos! Nesta primeira edição no Porto, a organização achou que faria sentido pôr o foco na esperança – e por isso, de uma maneira ou de outra, todas as conferências visam transmitir a forma como os oradores vivem a sua Fé e como cultivam a esperança na sua vida.

VP: Qual é o grande objetivo do Faith’s Night Out?

TF: É numa só noite, dar a oportunidade de partilhar diferentes histórias de Fé – para desafiarmos todos a conseguir viver de forma contagiante esta Fé em Jesus. Este evento, jovem e cativante, grande mas de certo modo acolhedor, permite aos participantes questionarem vários aspetos da sua Fé. A ideia é que cada um se sinta interpelado ou tocado – consoante a sua vida e aquilo que é. Acreditamos que Deus é criativo e sabe falar a cada um – e nesta diversidade de palestras, queremos ajudá-Lo a agir junto do coração de cada um.

VP: Como têm sido aceites as anteriores edições deste evento em Lisboa?

TF: Este ano aconteceu a 5ª edição do FNO em Lisboa, e o balanço é muito positivo. O FNO começou como um evento pequenino, com 200 participantes, pensado apenas para angariar fundos para um Encontro Internacional das Equipas de Jovens de Nossa Senhora. A adesão e o interesse foram tão grandes que as seguintes edições viram o número de participantes aumentar exponencialmente – primeiro 400, depois 600, até 1500! Os bilhetes esgotam sempre rapidamente, e a lista de espera é grande. Muitos foram os pedidos para organizar uma versão deste evento noutras cidades – foi assim que surgiu o FNO Porto, entre outros.

VP: Os jovens têm aderido às edições do Faith’s Night Out em Lisboa?

TF: Além dos jovens das Equipas de Jovens de Nossa Senhora, muito presentes na organização e enquanto espectadores, o FNO conta sempre com jovens de outros movimentos, paróquias e até seminaristas. O público jovem tem vindo a aderir muito ao FNO, provavelmente pela maneira como é pensado e desenhado para este. Tem vindo a tornar-se claro que os jovens têm perguntas que precisam de respostas, e o FNO tenta responder-lhes.

VP: Como estão a comunicar o Faith’s Night Out – Porto?

TF: A comunicação do FNO é feita exclusivamente online, passando maioritariamente por divulgação através do Facebook (página: Faith’s Night Out) e também através do site (https://www.faithsnightout.com/).

VP: Qual a vossa expectativa em relação a esta primeira edição no Porto?

TF: Contamos ter a casa cheia, com uma grande diversidade de jovens da nossa diocese – estão todos convidados! Temos um painel cheio de histórias bonitas de fé e de esperança, pensado para o nosso Porto! Foi um projecto que começámos a idealizar com o Sr. D. António Francisco, e que nos faz todo o sentido neste ano em que a Igreja dá destaque aos jovens com o Sínodo que aí vem.