XII Mostra Nacional de Ciência reúne os 100 melhores projetos de ciência e investigação juvenil

A Fundação da Juventude, a Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica e o Município do Porto apresentam no Centro de Congressos da Alfândega do Porto a 12ª Mostra Nacional de Ciência de 31 de maio a 2 de junho. Esta mostra reúne os 100 melhores projetos de ciência e investigação juvenil que envolvem 265 jovens cientistas e 64 professores de 41 instituições de ensino. Um evento que conta com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República.

Bioeconomia, Biologia, Ciências da Terra, Ciências do Ambiente, Ciências Médicas, Ciências Sociais, Economia, Engenharias, Física, Informática e Ciências da Computação, Matemática e Química são as categorias dos 100 melhores projetos que este ano estão em destaque na 12ª Mostra Nacional de Ciência e que podem valer 5.000€ em prémios e a oportunidade de participarem nos mais variados certames internacionais.

A Mostra Nacional de Ciência, que assinala este ano a sua 12ª edição, é já considerada uma das maiores a nível Europeu. É a partir deste encontro de ciência que a própria Fundação da Juventude, enquanto promotora do Concurso de Jovens Cientistas e da Mostra Nacional de Ciência, seleciona os projetos destinados a representar Portugal em competições europeias e internacionais de ciência, como seja a Final Europeia e a Intel ISEF. Para Francisco Maria Balsemão, Presidente da Fundação da Juventude, «é importante que se apoie e se fomente o desenvolvimento científico em Portugal, o qual estes jovens provam que pode e deve começar nas escolas. Apesar de sermos um país pequeno, já alcançámos uma quota de participação significativa, nas competições europeias e internacionais, ainda na semana passada, um dos projetos Portugueses que participou nos EUA na Intel ISEF obteve o 2º lugar a nível mundial. A entrada na Mostra é livre.